Este blogue não adoPtou o novo acordo ortográfico.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

A prática faz a diferença

"Todos os que escutam as minhas palavras e as seguem são sábios, como o homem que constrói a sua casa sobre uma rocha sólida. Pode a chuva cair em bátegas, podem vir enchentes, os ventos tempestuosos embater na casa, que ela não desabará, porque se encontra edificada sobre a rocha. Mas quem ouve as minhas palavras e as despreza é insensato, como aquele que constrói a sua casa sobre a areia. Pois, quando vierem as chuvas e as enchentes, quando a ventania se abater sobre a sua casa, esta desabará inteiramente.”  
Mateus 7:24-27

Com certeza, que todos nós já tivemos a oportunidade de ver uma miragem. Ela mostra uma realidade que não existe.
Num dia quente, por exemplo, se estamos a conduzir numa estrada,  o calor faz parecer haver uma poça de água no meio da estrada.  Ao chegar perto, entretanto, a realidade mostra uma outra coisa.

É assim que Jesus encerra este Sermão, com a parábola das duas casas, ao afirmar que uma leitura superficial das pessoas ou das circunstâncias podem nos enganar, fazendo-nos ver algo que não existe. 

Na parábola , aparentemente as casas eram iguais – receberam as mesmas bênçãos, enfrentaram as mesmas adversidades. Ao fazer a aplicação da parábola, Jesus acrescenta ainda mais uma semelhança: elas ouviram a mesma Palavra. Escutaram o mesmo Evangelho. 

O que determinou a permanência de uma e a ruína da outra? 

A prática. A prática do que ouvimos faz toda a diferença!

O problema estrutural da casa na areia não era na Palavra que ouviu, na oportunidade que recebeu ou mesmo nas adversidades que teve de enfrentar. A casa na rocha esteve diante das mesmas situações. O factor determinante da queda da casa na areia,  foi porque não colocou em prática as coisas que ouvia. 

Portanto, a nossa atitude será determinante quanto à permanência no caminho como discípulos de Jesus. 

A criação aguarda com expectativa a manifestação dos filhos de Deus. A permanência firme na fé é fruto das tuas mãos, quando elas põem em prática os mandamentos do Mestre. 




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...